Início da Página:

Você está na Principal » NOTÍCIAS

ROSIER ALEXANDRE - PROJETO SETE CUMES - ENFIM, O CUME!


Menu de Acessibilidade:

ROSIER ALEXANDRE - PROJETO SETE CUMES

Menu de Ferramentas:

Conteúdo da Página:

ENFIM, O CUME!

 Às 22 horas e 54 minutos de ontem (horário de Brasília), Rosier Alexandre conquistou o cume da montanha mais fria do planeta, o McKinley. Neste momento ele segue em descida entre os acampamentos base 3, nos 4.300, e 2, nos 3.200 metros.

Quarta-feira, dia 20 de junho de 2012 - A expectativa ontem era enorme, o dia abriu com sol e logo que percebeu que a previsão de tempo bom seria mantida e que o ataque ao cume era em tempo seguro, Rosier partiu rumo a uma conquista que a dois anos estava entalada na garganta.
7 horas 20 minutos
Foi esse o tempo que o montanhista brasileiro levou para escalar 994 metros entre o High Camp, a 5.200 metros e o cume do McKinley, a 6.194 metros. As condições, apesar das variáveis climáticas cheias de reviravoltas com nevascas e chuvas, ontem, estavam perfeitas. A subida foi bastante técnica, com a utilização de muitas cordas e com travessias de precipícios estreitos, feitas praticamente por arestas, onde não havia espaço nem para firmar um pé inteiro. Equilíbrio, concentração, firmeza em cada movimento e determinação foram fundamentais para chegar com agilidade ao cume.
 
Rosier saiu do high camp às 10h34min e chegou ao cume às 17h54min. O retorno foi direto para o acampamento a 4.300 metros de altitude, onde ele chegou às 21h10min. O fuso horário é de 5 horas a mais para o Brasil, portanto em horário local, a conquista do cume foi as 22h54min.
 
Grito de Vitória
Ao chegar lá, o primeiro grito foi: Agora só faltam dois!!
Depois, por telefone, ele contou", Esta foi a montanha mais bonita que já escalei por sua paisagem fantástica. Chegar aqui é uma sensação de conquista e de renovação, de valoração também... de paz, de respeito à montanha, que ao me permitir chegar somente agora, em seu silêncio me diz: esse é o seu dia, agora é tempo de seguir em frente, para novas conquistas. E eu vou".
Projeto 7 cumes
O Projeto Sete Cumes consiste em escalar a montanha mais alta de cada continente: Aconcágua (6.962m, América do Sul), Kilimanjaro (5.895m, África), Monte Elbrus (5.642, Europa), Pirâmide Carstensz (4.884m, Oceania), Monte McKinley (6.194m, América do Norte), Maciço Vinson (4.892m, Antártida) e Monte Everest (8.844m, Ásia). Com a conquista de ontem, as cinco primeiras já foram cumpridas. A expectativa agora é que ao fim de 2012 ele escale o Maciço Vison e até 2014 a maior montanha da terra, o Monte Everest.

20/06/2012

Imprimir texto Enviar esse texto por e-mail

Últimas


Selo de funcionalidades

As notícias deste site são veiculadas através de um canal rss! O que é isso?

Menu de Acessibilidade:

Fim da página